O exame psicotécnico e sua importância
Outro dia fui a uma das unidades do DETRAN de São Paulo e presenciei uma situação que me gerou uma motivação enorme de explicar para a pessoa, ser bem didático, a importância da perícia psicotécnica, então questionada, por falta de conhecimento. Mas não era o momento.

Por isto, cá estou. É um dever ético dos psicólogos trabalhar e divulgar a importância de métodos efetivos para o bem-estar e segurança dos Indivíduos, grupos e instituições. Então venho contribuir um pouquinho, e espero ajudá-lo a mudar sua percepção ao refletir como anda nosso trânsito e o comportamento dos motoristas.
Em complemento ao exame médico, o psicotécnico vem avaliar a possível conduta do candidato a motorista, ou motoristas que necessitam refazê-lo. Além disso mede capacidades importantes e essenciais para o ser humano na condução de máquinas automotoras.
Ser apto no exame é um passo importante. Mas ter condutas de segurança, coleguismo, respeito, ou seja, exercer de fato suas capacidades, fazem de você um bom condutor, que respeita a si e aos outros. A maioria dos acidentes, não só os rodoviários, ocorre devido ao fator humano.
Como andam suas escolhas no trânsito?

Abracos!
Dr. Diogo Lacerda
Psicólogo e Psicanalista
CRP/06-145759
(11)98784-3952