PSICOTERAPIA DE APOIO
A Psicoterapia de Apoio é uma vertente psicoterapêutica psicanalítica voltada para o atendimento que envolvam queixas focais, ou complementar ao atendimento psiquiátrico.
Desta forma, se divide em duas vertentes: breve e de longo prazo. Quando a queixa e a demanda psicoterapêutica é bem delimitada, há possibilidade de trabalhar de modo focado e breve, como nos casos de depressão leve, fobias, construção de estratégias de apoio ao enfrentamento da ansiedade, transtornos mentais ou dificuldades gerais.
A psicoterapia de apoio de longo prazo, é voltada para os pacientes psiquiátricos e dependentes de substâncias psicotrópicas, que precisam de suporte e apoio diretivos, desde o engajamento e importância do tratamento, dificuldade muito comum na população, como também em rotinas diárias. Ainda tem o benefício de ser uma "válvula de escape" às angústias, e a perceber os próprios sintomas, estratégias de procurar ajuda, e acompanhamento interdisciplinar com o médico responsável.
Embora a medicação seja fundamental nestes casos, o trabalho psicoterapêutico potencializa o efeito medicamentoso, e auxilia na diminuição das crises, bem como oferece suporte e observação constante do quadro, capacitando o paciente a perceber a importância de continuação do tratamento e acompanhamento dos efeitos colaterais.