PSICOTERAPIA DE APOIO

A Psicoterapia de Apoio é uma vertente psicoterapêutica psicanalítica voltada para o atendimento que envolvam queixas focais, ou complementar ao atendimento psiquiátrico.

Desta forma, se divide em duas vertentes: breve e de longo prazo. Quando a queixa e a demanda psicoterapêutica é bem delimitada, há possibilidade de trabalhar de modo focado e breve, como nos casos de depressão leve, fobias, construção de estratégias de apoio ao enfrentamento da ansiedade, transtornos mentais ou dificuldades gerais.

A psicoterapia de apoio de longo prazo, é voltada para os pacientes psiquiátricos e dependentes de substâncias psicotrópicas, que precisam de suporte e apoio diretivos, desde o engajamento e importância do tratamento, dificuldade muito comum na população, como também em rotinas diárias. Ainda tem o benefício de ser uma "válvula de escape" às angústias, e a perceber os próprios sintomas, estratégias de procurar ajuda, e acompanhamento interdisciplinar com o médico responsável.

Embora a medicação seja fundamental nestes casos, o trabalho psicoterapêutico potencializa o efeito medicamentoso, e auxilia na diminuição das crises, bem como oferece suporte e observação constante do quadro, capacitando o paciente a perceber a importância de continuação do tratamento e acompanhamento dos efeitos colaterais.

© 2020 por Fox Headhunters - CNPJ 36495344/0001-66 - Av. Itinguçu, 1589 - Penha - São Paulo/SP